Estratégias para dinamizar o crescimento do negócio

Pense por um momento nas empresas que não precisam de vender mais. Ou não precisam de conquistar novos clientes para proteger a sua sustentabilidade. Acha que ainda existirão em 2022?


O futuro do sucesso e da competitividade da economia portuguesa depende em grande parte das empresas que alavancam o seu negócio eficazmente no palco internacional.


Diferenciar produtos e serviços em mercados cada vez mais sofisticados e conquistar a atenção do Comprador digital e informado nunca foi mais difícil e dispendioso. No entanto, as recompensas para quem se adapta são enormes.


Estas 7 tendências nas estratégias comerciais e organizacionais que se seguem estão a proteger e a desenvolver o negócio das empresas líderes nas suas respetivas indústrias em 2019:

1. Inovar nas vendas a partir do topo

Descubra as áreas que faltam para capacitar e melhorar a produtividade e resultados da sua equipa de vendas. Implementar as devidas mudanças integra vários departamentos e um ‘tom e compromisso’ forte a partir do topo da organização e não do indivíduo comercial por si;


2. O papel estratégico do procurement


O seu Departamento de Compras ou Procurement é uma força estratégica de grande valor para a empresa, que a mantém competitiva no mercado e ultrapassa um dos maiores desafios operacionais – os seus custos;


3. Nunca deixe de ouvir o seu cliente


Implemente processos que permitem capturar feedback dos seus clientes e parceiros. Utilize esta informação para influenciar as suas decisões e a direção do negócio;


4. Saiba o que funcionou e o que não funcionou

Conheça a razão por que não fechou os negócios que perdeu em 2018 e analise o seu pipeline como se fosse uma série de decisões de compra em vez de um ciclo da venda;


5. Mantenha o foco na inovação


E uma mente aberta e flexível. Não assuma que as coisas devem permanecer como estão porque sempre funcionou no passado;


6. Conheça a equipa


Os líderes comerciais de maior sucesso conhecem os elementos da sua equipa muito bem, entendem intimamente os desafios que enfrentam todos os dias, posicionam indivíduos eficazmente e promovem a sua capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional;


7. Procure uma opinião externa


Nenhum líder comercial tem todas as respostas. Quando incorpora uma perspetiva independente, especializada e profissional à sua estratégia comercial, vai criar oportunidades, reduzir riscos e ultrapassar desafios.


Transicionar o mindset de equipas comerciais para gerar e representar valor no seu mercado e diferenciar-se junto do seu cliente-alvo não é fácil. As empresas mais lucrativas adaptaram-se à nova realidade do seu Comprador, adotaram novas técnicas e boas-práticas e tornaram-se competentes na sua execução.


Da mesma forma precisamos de inovar o setor das vendas em Portugal para sermos mais eficientes a posicionar mais dos produtos e serviços incríveis que são concebidos e produzidos em território nacional.


Na NOVA SBE em Carcavelos, o Sales Shaker 2019 reuniu pela primeira vez em Portugal no dia 16 maio profissionais de renome nacional e internacional para inspirar e informar os responsáveis pelo desenvolvimento do negócio às boas práticas e estratégias que os levaram ao enorme sucesso que merecem.


Até lá, venda com valor.

CONTACTO

Helga Saraiva-Stewart

Mafra Business Factory

Avenida Primeiro de Maio 1

Mafra 2640-455

Portugal​​

Tel: +351 939 313 187

 

helga@lead-results.com

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
Subscrever as nossas newsletters

I am consultora de vendes, and I specialise in internacional prospecção, workshops and prospecting excellence.

© 2017 Lead-Results  Developed by All Good Productions