ACHA QUE ACRESCENTA VALOR? PENSE DE NOVO!


Lead-Results helps you to win.


Como empresário ou comercial, uma das maiores dificuldades na prospeção de novos clientes B2B é identificar e implementar uma abordagem relevante, diferenciadora e eficiente junto do comprador que hoje em dia é mais capacitado, informado e digital que nunca.


Para competir na sua industria, proteger o seu negócio ou conquistar novos territórios ou mercados, é fundamental entender e aceitar que o comprador moderno não está interessado na sua empresa, na sua pessoa ou na sua solução. O seu cliente só está interessado no que pode fazer por ele. O que eu gosto de chamar 'OQITAVC' (O Que é que Isso Tem a Ver Comigo?) .


Mais significativamente, os prospects valorizam cada vez mais informação e conhecimento que desafia as suas suposições. Os comerciais que não estão a posicionar-se como um recurso valioso, que não oferecem perspetivas únicas ou sugerem alternativas em que o cliente ganha de alguma forma, correm o risco de extinção no futuro próximo.


O OBJETIVO E COMO LÁ CHEGAR


O objetivo final na prospeção não é iniciar conversas COM as suas soluções, mas sim encaminhar o prospect ÀS suas soluções. Você deve oferecer ideias ou informação que direciona o cliente exclusivamente aos seus pontos fortes e às suas soluções. Para o conseguir fazer, você precisa de verdadeiramente entender e definir o Valor Único da sua solução. Curiosamente, a maioria das pessoas e organizações têm grande dificuldade com isto.

A maior parte dos comerciais insiste em iniciar conversas baseadas nos seus produtos ou serviços, e não consegue articular o verdadeiro valor do que oferecem numa primeira chamada. Isto soa familiar? "Estou a ligar para marcar uma reunião, para lhe mostrar o nosso novo serviço/produto".


Quando interrompemos o nosso prospect porque podemos ajudá-lo a superar desafios, ou a capturar novas oportunidades ou obter mais resultados, e com um 'mindset' focado no seu universo, posicionamo-nos como 'solucionadores de problemas', e não apenas como 'mais um produto' ou 'mais um vendedor '.


SER AUTÊNTICO


Os prospects querem falar connosco quando nos tornamos especialistas no seu campo e partilhamos conhecimento que é relevante, os informa ou capacita competitivamente.


Numa apresentação por telefone cold-call/portas-frias, eu diria por exemplo: "Estou a telefonar para (marcar uma reunião) consigo, porque ajudo (profissionais nas vendas) a melhorar os resultados da sua prospeção de novos clientes e a aumentar as suas vendas em mercados novos ou altamente competitivos".


Se for o caso, posso continuar: "Trabalho com empresas no mesmo sector que o seu e vejo estes serem os maiores desafios a superar.... está a passar por algo diferente? O que se passa no seu caso que é diferente?


O QUE O CLIENTE ESTÁ A RECEBER


Aqui o verdadeiro valor em falar comigo não é o meu serviço, mas sim o conhecimento e as vantagens que partilho durante a nossa conversa.


Esta mentalidade, abordagem, atitude, modo de viver e trabalhar é baseada na preocupação genuína com o nosso cliente, e de todas as 'armas' no arsenal da prospeção, a declaração do nosso Valor Único é a mais importante.


POR ONDE COMEÇAR

  • Comece por identificar e definir o Valor que você representa para o seu público e no seu mercado.

  • Acima de tudo saiba o que faz exatamente pelo seu cliente que mais ninguém faz, ou não o faz tão bem. Aviso: aqui não é para listar os seus serviços ou as características dos seus produtos.

  • Responda à pergunta: "E depois?". O que é mais fácil de dizer, do que fazer.


EXPERIMENTE


Fazer este exercício é extremamente importante mas quando concluido, você pode incorporá-lo em TODA a sua atividade de prospeção, incluindo telefone, e-mail, média social, marketing, em pessoa, e em eventos.


A declaração do seu Valor Único:


1 - Responde às Questões do seu Cliente. Os resultados, os problemas ou as oportunidades que só você pode ajudar o seu cliente a alcançar, superar ou criar.


2 - Destaca os seus Diferenciadores. O que você faz que é melhor do que as alternativas.


3 - Mantém a descrição das suas soluções curta e objetiva. Ênfase em curta.


No meu caso, eu diria: "A Lead-Results ajuda empresários e profissionais nas vendas a gerar mais resultados da sua atividade de prospeção e a conquistar mais vendas em mercados novos ou altamente competitivos. As pequenas e médias empresas procuram-nos porque partilhamos know-how e boas-práticas exequíveis e que realmente funcionam, e respondemos especificamente aos desafios mais difíceis de superar na prospeção junto do comprador de amanhã."


Para mais dicas ou exemplos práticos, registre-se no nosso Blog gratuito ou entre em contato. Terei muito gosto em falar consigo.


Até lá, venda com valor!

CONTACTO

Helga Saraiva-Stewart

Mafra Business Factory

Avenida Primeiro de Maio 1

Mafra 2640-455

Portugal​​

Tel: +351 939 313 187

 

helga@lead-results.com

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
Subscrever as nossas newsletters

I am consultora de vendes, and I specialise in internacional prospecção, workshops and prospecting excellence.

© 2017 Lead-Results  Developed by All Good Productions